Como um dos menores departamentos do Executivo se tornou numa das faces mais visíveis do Governo — e o que isso revela sobre os restantes ministérios.
Há uma pergunta que começa a circular nos bastidores da política angolana, nos corredores das redacções e nas conversas de quem acompanha de perto o funcionamento do Estado: como é possível que o Ministério do Turismo — sem as receitas do petróleo, sem o peso histórico das Finanças, sem o músculo político da Energia — se tenha transformado num dos departamentos governamentais mais visíveis e mais presentes no debate público dos últimos anos?
A questão não é um elogio disfarçado. É uma provocação legítima. E a resposta talvez diga mais sobre o que os outros ministérios não fazem do que sobre aquilo que o Turismo faz de extraordinário.
O ano em que o turismo deixou de ser uma promessa
Em Janeiro de 2026, durante a abertura do 1.º Conselho Consultivo do Ministério do Turismo, o ministro Márcio Daniel apresentou um número que surpreendeu: Angola registou, em 2025, um crescimento de 30% nas chegadas de turistas internacionais — 223 mil visitantes, superando pela primeira vez os níveis pré-pandemia e invertendo uma tendência de queda que se arrastava desde 2014. O Barómetro da ONU Turismo confirmou os dados e colocou Angola na primeira posição africana em crescimento turístico e na quarta posição a nível mundial.
Para um país que durante décadas viveu à margem dos roteiros internacionais, os números representam uma ruptura. O emprego no sector cresceu mais de 100% no período recente. Por cada mil turistas adicionais, foram criados 10,6 novos postos de trabalho. A facturação global do sector ascendeu a 479,1 mil milhões de kwanzas — cerca de 526 milhões de euros — com a hotelaria a responder por quase metade das receitas.
No Angola Investment Summit 2026, realizado em Luanda em Junho, o Presidente João Lourenço sublinhou que o turismo em Angola é “uma aposta consolidada”. O ministro Márcio Daniel foi mais directo: “Até aqui, consolidámos a promoção. O próximo passo é transformar o turismo num activo financiável, investível, bancável.”
O PLANATUR e a aposta de vários milhares de milhões
A visibilidade do Ministério do Turismo não é apenas comunicação. Tem, pelo menos em parte, um alicerce estratégico concreto.
O Plano Nacional de Fomento ao Turismo — PLANATUR — prevê investimentos superiores a 2,5 biliões de kwanzas (cerca de 3 mil milhões de dólares) em projectos de infra-estrutura e apoio ao sector privado. Em paralelo, são disponibilizados anualmente cerca de 20 mil milhões de kwanzas para apoio directo a operadores turísticos, simplificação de licenciamentos e redução de procedimentos administrativos.
O PLANATUR está articulado com a Estratégia de Longo Prazo 2050 e com o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023–2027. A meta é que o sector represente 1,9% do PIB e gere 50 mil empregos directos até 2027. Os projectos integrados de Cabo Ledo, do Cuanza-Sul e do Namibe contam já com verbas aprovadas para construção. A Hilton manifestou interesse em expandir a sua presença no país.
Tudo isto acontece num momento em que o turismo mundial vive um dos seus períodos mais intensos. Em 2025, o sector ultrapassou 1,5 mil milhões de viajantes internacionais e movimentou cerca de 11,7 biliões de dólares na economia global. Angola soube posicionar-se nessa corrida quando muitos outros países africanos ainda procuravam as palavras certas.
O ministério que aprendeu a comunicar
Existe, porém, uma dimensão desta história que não está nos relatórios nem nos comunicados de imprensa: o Ministério do Turismo aprendeu a ocupar espaço público de forma consistente.
Feiras internacionais, fóruns de investimento, campanhas digitais, iniciativas de promoção, parcerias culturais e desportivas, presença em eventos como a ITB Berlin e o Angola Investment Summit — o ministério criou uma cadência de aparições que outros departamentos governamentais não conseguem replicar.
O Governo aprovou recentemente uma estratégia nacional para transformar eventos culturais e desportivos em oportunidades de desenvolvimento turístico. Curiosamente, uma agenda que poderia ser partilhada por outras áreas do Executivo acabou por ser liderada pelo Turismo.
Esta capacidade de comunicar não é trivial. Percepção é poder e, num país onde muitos ministérios executam projectos relevantes sem visibilidade pública, o Turismo criou uma vantagem diferenciada: está sempre em cena.
O nome que aparece no centro de quase tudo é o de Márcio Daniel, um ministro que percebeu, antes de muitos colegas de Governo, que trabalhar e comunicar deixaram de ser actividades independentes e que a visibilidade institucional faz parte da própria governação.
Num executivo onde o silêncio é frequentemente confundido com trabalho, a presença constante do Turismo nos meios de comunicação acabou por criar uma percepção de dinamismo que é, ao mesmo tempo, parcialmente real e parcialmente construída.
Será apenas uma questão de comunicação?
Naturalmente, a visibilidade não substitui resultados.
O crescimento do turismo continua a partir de uma base relativamente baixa quando comparado com outros países africanos. O peso do sector na economia nacional permanece modesto e muitos desafios estruturais — conectividade aérea, vistos, infra-estruturas, formação e financiamento — continuam por resolver.
É por isso que a pergunta central desta análise não é se o Turismo é o melhor ministério de Angola.
A pergunta é mais desconfortável: porque é que um ministério relativamente pequeno conseguiu ocupar um espaço que departamentos com orçamentos e responsabilidades muito superiores parecem ter abandonado?
A pergunta que ninguém quer responder
Angola tem um conjunto alargado de ministérios.
Onde estão as outras agendas? Onde estão as estratégias comunicadas com a mesma clareza e regularidade? Onde está o Ministério da Agricultura a dizer quantos hectares foram cultivados este ano e quantas famílias saíram da subsistência? Onde está o Ministério da Indústria e Comércio com o seu plano de substituição de importações e os números de execução? Onde está o Ministério da Energia e Águas a explicar, semana após semana, o ponto de situação das infra-estruturas que condicionam a vida de milhões de angolanos?
A ausência não significa que esses ministérios não trabalham. Significa que não sabem — ou não querem — comunicar aquilo que fazem.
E num país onde a confiança nas instituições é um activo escasso, a incapacidade de comunicar resultados é um problema de governação, não apenas de relações públicas.
Nesse vazio comunicacional, o Turismo acabou por ocupar um espaço que outros departamentos parecem ter deixado em aberto.
Porque comunica com consistência, parece mais eficiente do que os outros. E porque está em todo o lado, acaba por transmitir a impressão de que trabalha mais do que todos.
Porque tem uma narrativa — a diversificação económica, a saída da dependência petrolífera e a Angola que o mundo quer conhecer — o seu trabalho parece mais estratégico do que o dos departamentos que operam em silêncio.
O espelho desconfortável
Existe uma lição que transcende o turismo. O que o Ministério de Márcio Daniel demonstrou, com limitações e imperfeições, é que é possível transformar um sector que nunca foi prioritário numa agenda de Estado com densidade estratégica, presença internacional e capacidade de captar investimento privado.
Essa metodologia — plano estruturado, metas quantificadas, comunicação permanente, articulação com o sector privado e presença activa nos fóruns internacionais — não é exclusiva do turismo.
Pode e deve ser aplicada à agricultura, à indústria transformadora, às pescas, à tecnologia e à energia renovável. Sectores com potencial semelhante ou superior que continuam a operar como se a invisibilidade fosse uma virtude.
Talvez o Ministério do Turismo não seja o melhor de Angola. Talvez nem seja essa a pergunta certa.
O desconforto começa quando um ministério sem petróleo, sem o peso das Finanças e sem os recursos da Energia consegue tornar-se uma das faces mais visíveis do Executivo.
Porque, em política, a visibilidade não é prova de eficiência.
Mas a invisibilidade prolongada raramente é confundida com excelência.


















